quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Pangeia


Designa-se por Pangeia o continente que, segundo a teoria da deriva continental, existiu até há 200 milhões de anos, durante a era Mesozoica, porém, há relatos também de 540 milhões de anos. A palavra origina-se do facto de todos os continentes estarem juntos (pan do grego, pâs, pâsa, pân, todo, inteiro) e exprime a noção de totalidade, universalidade, formando um único bloco de terra (gea) ou Géia, Gaia ou Ge como a Deusa que personificava a terra com todos os seus elementos
Milhões de anos se passaram até que a Pangeia se fragmentou, dando origem a dois mega-continentes. Separação esta que ocorreu lentamente e se desenvolveu deslocando sobre um subsolo oceânico de basalto.
A parte correspondente à América do Sul, África, Austrália e Índia, denomina-se Gondwana (região da Índia). O resto do continente, onde estava a América do Norte, Europa, Ásia e o Árctico se denomina Laurásia.
A Pangeia era cercada por um único oceano Pantalassa.
No início do século XX, um meteorologista alemão, Alfred Wegener, desenvolveu a teoria de que a costa da América e a da África teriam contornos semelhantes, os quais formariam um encaixe quase perfeito. Foi feita uma comparação dos fósseis encontrados nas regiões brasileira e africana e como estes animais não seriam capazes de atravessar o oceano na época, então concluiu-se que eles teriam vivido nos mesmos ambientes em tempos remotos.





4 comentários:

  1. Olá! Gostei muito do vosso blogue, com assuntos muito interessantes!
    Continuem o bom trabalho! Um beijinho grande!

    ResponderEliminar
  2. Olá! Parabéns a todos! O blogue está muito interessante.
    Beijinhos da Guida.

    ResponderEliminar
  3. Boa noite

    Fiz aqui uma visita breve e diverti-me durante um bom bocado. Mantenham o blog vivo e com as novidades do vosso trabalho...

    Parabéns a todos do antónio

    ResponderEliminar
  4. professora gostei desta coza que fizete no goole

    ResponderEliminar