segunda-feira, 30 de maio de 2011

Projecto "Eu sou a história da minha cidade" III

Na última acção desenvolvida pela D. Tânia na nossa escola, foi-nos sugerida a elaboração de trabalhos sobre as Indústrias de S. João da Madeira para uma exposição a realizar no museu da chapelaria entre 31 de Maio e 14 de Junho. Contamos com a presença de todos! A entrada é gratuita!

Duarte

Mariana e Catarina

Isaac

Beatriz Oliveira

Gonçalo Pinho

Tatiana e Maria João

Rogério

Ana João, Beariz Santos e Nádia

Concurso "Ganhar ao Reutilizar"

A nossa turma resolveu participar no concurso "Ganhar ao Reutilizar" organizado pela equipa Eco-Escola do Agrupamento Vertical de Escolas de S. João da Madeira. Para isso tivemos que realizar trabalhos a partir do aproveitamento de materiais recicláveis. Como só podemos enviar para concurso dois trabalhos, pedimos a todos os alunos da nossa escola que votassem nos nossos trabalhos. Os dois trabalhos vencedores são o da Ana João e o do Gonçalo Pinho, mas todos estivemos de parabéns, os trabalhos estão espectaculares e super originais.

Ana João


Gonçalo Pinho

 Gonçalo Correia


Beatriz Santos


Duarte


Tatiana

Nádia


Beatriz Oliveira

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Nós Separamos - Brigada da Reciclagem

E porque O Nosso Mundo merece ser bem tratado...
E porque O Nosso Mundo merece estar saudável
E porque todo o lixo deve ser separado...
Este ano, a nossa turma decidiu criar a Brigada da Reciclagem. Cada um de nós representa um agente responsável pela correcta separação do lixo na nossa escola. Diariamente inspeccionamos a separação feita nas salas de aula e nos contentores do recreio. Juntos vamos conseguir uma escola amiga do ambiente! Juntos vamos melhorar O NOSSO MUNDO!




domingo, 15 de maio de 2011

Silka III

Resolvemos, na sala de aula, escrever um texto colectivo com a descrição da estranha criatura com quem Silka se casa.
"Vivia nas profundezas do mar, a criatura mais assustadora dos oceanos! Tinha o corpo longo e flexível, dentes brancos e pontiagudos que brilhavam no escuro. Ásperas escamas roxas cobriam-lhe a cabeça e a cauda. O seu tronco era azul esverdeado e coberto de espinhos.
O seu prato predilecto era tubarão-martelo. O seu ataque era muito violento, quando avistava a sua presa fazia-se passar por uma rocha. Para o atrair lançava um odor a peixe que libertava das suas narinas. Assim que o tubarão se aproximava, mandava-lhe com a cauda em cheio nos olhos deixando-o KO.
Quando vinha a terra, transformava-se num estranho bicho meio cobra, meio peixe de um azul transparente com escamas cálidas e macias como a pele de um ser humano."


Silka II

O livro "Silka" conta-nos a história de uma menina chamada Silka que se vê forçada a casar com uma estranha criatura meio-cobra, meio-peixe que habita as profundezas do mar...
A primeira edição desta obra com texto de Ilse Losa e ilustrações de Manuela Bacelar, trata-se de uma lenda nórdica, que um dia contaram a Ilse Losa e que ela agora nos conta à sua maneira: bela e triste. Com as ilustrações deste livro ganhou Manuela Bacelar a maça de Ouro da Bienal Internacional de Ilustração de Bratislava, bem como o prémio Gulbenkian de Ilustração.

Silka I

Este período, estamos a ler, entre outros, o livro "Silka" da escritora Ilse Losa.
Pesquísámos sobre a escritora e aprendemos que ela nasceu na Alemanha em 1913 e que mais tarde, devido à segunda grande guerra, foi obrigada a fugir, juntamente com a sua família, da Alemanha, por ter origem judaica.  Refugiou-se em Portugal, onde casou, adquirindo a nacionalidade portuguesa. Faleceu, no Porto, em 2006.

sábado, 7 de maio de 2011

Peddy Paper "O Nosso Mundo"

Durante a primeira semana de Abril, a nossa escola desenvolveu várias actividades no âmbito  da Semana da Leitura. A nossa turma escolheu como tema o nosso tão adorado Mundo! Organizámos um peddy paper com muitas questões sobre o nosso planeta, desde os diferentes Continentes e Oceanos até às capitais, bandeiras e monumentos da Europa.  Este peddy paper teve como público alvo os alunos dos 4.º anos da nossa escola, os alunos do 7.º B da EB 2/3 e os Encarregados de Educação. Mostraram-se todos bastante motivados e empenhados em responder correctamente às questões colocadas em cada estação. Os participantes puderam pesquisar em enciclopédias (livros muito utilizados na sala de aula) e neste nosso blogue. Obrigada a todos os participantes e parabéns às equipas vencedoras!